terça-feira, 26 de março de 2013

Atrás de um pace para a maratona.

Nos últimos três meses nos treinos longos tenho focado num pace visando a minha primeira maratona.
Cheguei à conclusão que o mais confortável será trabalhar com algo em torno de 7min/km.
Quero concluir os 42km sem surpresas, com segurança, me divertindo que é o mais importante.
Em continuidade com este raciocínio fui para a Meia Internacional de Florianópolis no último domingo.
Temperatura estava agradável no início da prova, largada foi às 07:20 hs, com o passar do tempo o Sol saiu algumas vezes e vinte e seis graus era o que marcava quando finalizei a prova.
Segundo informações tinham 3000 participantes no total para 5,10 e 21km, pelo que vi nos 21km tinham menos de 900 corredores.
Saí forte nos primeiros quilômetros, difícil manter um pace no início, a adrenalina está à mil, mas com o tempo fui regulando pelo Garmin, ruim correr assim de olho no relógio, mas ele ajuda nessa procura do pace determinado.
Passei na marca de 5km, 10km e 15km com uma média de 06:45 e conclui a prova com pace 07:09min/km e tempo líquido de 02:31:20 hs, ou seja, dentro do pace que quero para os 42km.
Ao término da prova percebi que minha respiração e batimentos cardíacos estavam tranquilos,parte muscular sem sinais de dores ou cansaço excessivo.
Próxima prova serão os 10km da Tribuna, em Santos, inscrição feita, como não é longão posso forçar o ritmo.
P.S.: Parabéns ao estimado amigo FÁBIO "NAMIULTRA" que hoje completa mais um ano de vida, muita paz, saúde e mais saúde, meu amigo!!!!

14 comentários:

  1. Xará parabéns por mais uma etapa concluída, vc disse que saiu forte no inicio o ideal se não tiver bem aquecido é que não faça isso, pq pode causar uma lesão e com isso colocar sua temporada em risco, digo isso pq ano passado por nao ter aquecido em uma prova de 5Km eu larguei forte e os musculos da perna nao estava bem aquecido devido o frio que estava e na metade do percurso senti uma contratura na coxa...Desculpe está me metendo mas fica a dica...Mais uma vez parabéns e boa preparação para a Maratona.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xará,
      muito obrigado pelas dicas,receber orientações de um corredor com sua experiência só tem a acrescentar no meu contínuo aprendizado no mundo das corridas.
      Valeu!!
      Abraço.

      Excluir
  2. Jorge,

    Parabéns pela sua participação na Meia Internacional de Florianópolis. O clima estava ameno e realmente aumentou bastante a temperatura no decorrer da prova. Mesmo assim você foi lá e manteve o ritmo. Parabéns. Que venha a maratona.

    Abraço,
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena,
      mais uma vez muito obrigado pela força e pelas dicas sobre a prova.
      Espero conhece-la na próxima ida à Floripa.
      Valeu!!
      Abraço.

      Excluir
  3. Siga firme em sua preparação "maratônica", Jorge.
    Tudo de bom para você e sua família. Hoje e sempre.
    Força!
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos cumprindo à risca as orientações do treinador,espero que o resultado venha sem sofrimentos.
      Valeu, botafoguense!!

      Excluir
  4. Parabéns por mais uma meia maratona muito bem concluída, meu amigo Jorge. Obrigado pela lembrança e mais ainda pela presença hoje aqui na nossa modesta celebração. Siga firme rumo ao seu objetivo. Com a sua garra de sempre, certamente ele será alcançado. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pelo convite para celebrar data tão significativa com toda a turma que lá estava.
      Obrigado pela força de sempre!!
      Abraço.

      Excluir
  5. Jorge, beleza que achou o ritmo que lhe trará a vitória na bela distância. Parabéns por mais uma na conta.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado,Hoffmann!!
    Preciso continuar treinando e muito para manter esse pace nos 42km,principalmente o psicológico.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jorge, muito bom pela corrida.
    Morei 2 anos em Florianópolis e fiz 2 vezes esta prova, muito boa.
    Para qual maratona você está se preparando?
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Fábio,
    a maratona será a de Buenos Aires, que geralmente ocorre no início de outubro.
    Abraço e bons treinos!

    ResponderExcluir
  9. Saudações de Portugal , Jorge ! :D

    ..estou a tentar o mesmo , um pace ideal para a minha primeira maratona , marcada para 3 de Novembro na cidade do Porto !! ;D

    ...tenho tido algumas dificuldades em manter um ritmo confortavel , principalmente porque as provas que vou fazendo são de 10K e os treinos são que faço em alcatrão , só agora estou a começar a fazer uma média diaria de 22K , e ainda não consigo controlar a "ansiedade" e o pace está muito alto para as distancias ainda maiores !

    desculpa o desabafo :D

    ...uma boa continuação para ti , bons treinos e boas corridas...

    abraço
    Artur Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artur,
      o importante é treinar e treinar,à medida que treinamos aumentamos nossa confiança,controlamos nossa ansiedade e treinamos também a nossa mente para que ela não atrapalhe as pernas.
      Bons treinos e obrigado pela visita!
      Abraço.

      Excluir