quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Maratona de Buenos Aires.


A missão.


No dia que pensei em fazer uma maratona meu objetivo principal era um só: concluir a prova.
Treinei com afinco, praticamente não "matei" um treino, deixei de ir em "escleroraves"(rave dos idosos), mês passado até comemorei meus 58 anos sem bolo e sem álcool, enfim, respeitando meus limites fui para Buenos Aires certo de concluir a prova e consegui.


O tempo de conclusão foi de 05:50 hs, líquido, segundo o meu Garmin.
Cheguei na cidade quinta à noite e até a manhã da prova a temperatura era agradabilíssima, chegou a chuviscar antes da largada, mas com três horas de prova o Sol saiu com requintes de crueldade.
Exposição onde teve a entrega dos kits não tinha artigos para venda com preços em conta, um gel da marca GU custava R$ 10 !!!

 
Não vi vantagens nos estandes de venda.

 
Uma lembrança para guardar para os netos.


Prova teve um total de pouco mais de 9000 inscritos e em torno de 7200 corredores concluíram a prova.
Percurso passa por pontos turísticos como Casa Rosada, Puerto Madero, Obelisco, e subidas praticamente não existem, diria que poucos e curtos aclives.
Hidratação estava muito boa, incluindo laranja e banana, mas do km 35 até o final não tinha postos e o que salvou foi uma entrega de H2O limão,gaseificado, que estava sendo lançado em uma campanha naquele dia.
Minha dificuldade na prova começou à partir do km 35, minhas panturrilhas ardiam muito, não eram dores, mas um desconforto que não senti nos treinos de 30 e 35 km, a vontade foi de parar(...parar ?Depois que cheguei aos 35km ? Nem f..."), sentar um pouco, arriar as meias de compressão, mas decidi continuar trotando bem devagar, e a "queimação" foi diminuindo, apesar de continuar até o fim da prova.Consumi duas cápsulas de sal e 4 géis durante a prova, não consigo comer nada, preciso aprender esta manobra,alimentação numa prova dessas é necessário.

Momentos antes da largada.



A hora do "paredão" ???!!

Espero fazer outras maratonas, esta é só a primeira, lembro que na minha primeira meia maratona levei 02:50 hs no Rio e no ano passado fiz 02:13 hs em Buenos Aires.
Quero ainda correr por muitos anos, como já disse aqui várias vezes "...não tenho o direito de ter lesões, minha idade não ajuda muito na recuperação...", por isto fiz uma dúzia de meias antes da primeira maratona, por isto respeito meus limites, sou à favor do "devagar e sempre", não sou profissional, corro pela minha saúde, correr me faz mais feliz, lamento ter começado só aos 50 anos,apesar de sempre praticar esportes.
Mais uma vez obrigado à todos pelas palavras de incentivo, pela força de sempre, aos amigos Fábio Namiuti e Toninho agradeço pela companhia nos treinos, amigo IronJeff "culpado"por ter me incentivado a correr anos atrás, Mestre Gabriel, da Gama Assessoria Esportiva mais uma vez me ajudando a superar desafios.
Minha missão foi cumprida!
Saúde para todos nós!!!

Eu consegui!!

16 comentários:

  1. Parabénsssss!!! =D
    O que importa é chegar, independente do tempo, e como chegou!! Vc venceu!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela força, pelas palavras!!!
      Bjs e bons treinos!!

      Excluir
  2. Jorge, em primeiro lugar, muitos parabéns! Retenho das suas palavras o que para mim é o mais importante porque também me identifico com elas: "por isto respeito meus limites, sou à favor do "devagar e sempre", não sou profissional, corro pela minha saúde, correr me faz mais feliz".
    Continua a ser feliz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      obrigado por sempre estar por aqui com uma mensagem de incentivo, isto é muito importante, isto faz a diferença nos nossos objetivos.
      Valeu!!!

      Excluir
  3. Bravo, Jorge! Parabéns pelo relato e mais ainda pela sua estreia nos 42 km. E que tenha sido, como nas meias, apenas a primeira de uma série. Você tem todos os predicados importantes para correr longas distâncias, principalmente uma disciplina e uma dedicação exemplares aos treinos e à preparação como um todo. Será sempre um prazer acompanhá-lo nos treinos, que possamos estar juntos em muitos outras planilhas que certamente virão.

    Grande abraço e até breve (temos que combinar o "olha a minha medalha!").

    ResponderExcluir
  4. Valeu,Namiultra!!!
    Ainda sou jovem, eu aprendo na segunda, na terceira....
    Obrigado pelas palavras e pela ajuda de sempre.
    Claro que vamos marcar o "Olha a minha medalha!!"(gostei dessa...kkk)
    Abração,meu amigo.

    ResponderExcluir
  5. Show de bola !!!!!
    Parabens pelo resultado !!!!
    Que venha a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, André !!!
      Como dizem os "filósofos caipiras": "Nóix capota,mas nóix num breca"!!!
      Abraço!!

      Excluir
  6. Muito bom Jorge, parabéns mesmo!!!
    A emoção da primeira maratona é inesquecível.
    Com certeza foi a primeira de muitas.
    Eu também sou da filosofia de devagar e sempre, assim vamos participar de provas até ficarmos velhinhos.
    Abraços
    corazzakeeprunning.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Fábio!!! E coloca emoção nisso, é muito marcante.
    Abraço e bons treinos!

    ResponderExcluir
  8. Espectáculo Jorge !!
    Muito respeito e admiração da minha parte !

    Parabens pelo resultado , e assim feliz e contente , com saude e alegria , é isso mesmo !!

    Obrigado pela partilha , tambem fiquei mais feliz de ler o teu post ! :D

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, e desejo que você faça uma excelente maratona, força!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Parabéns por ter concluído a Maratona!!!!!
    Também estava lá, com meu marido e meus amigos da ACORJA.

    Depois de ler seu relato, me animei e vou começar a fazer o meu. Tem um pouco mais de drama pq não respeitei meus limites e me machuquei, mas foi a primeira e última burrice e serviu como lição.

    Grande abraço e bons treinos!
    Drica Peixoto
    http://correndonaviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Drica,
    muito obrigado por sua visita !!
    Espero que você esteja bem e recuperada.
    Abraço e bons treinos para vc também!

    ResponderExcluir
  12. Grande Jorge!!
    Parabéns pela sua conquista. Orgulho do amigo maratonista. Sua filosofia do devagar e sempre muito me inspira. Estou nessa vibe também.
    abraços e curta muito a superação deste desafio!!
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  13. Obrigado,Helena, por sempre estar por aqui nos dando força!!
    Quero correr ainda por alguns anos, mas dentro dos meus limites, lesão nem pensar.
    Abraços.

    ResponderExcluir