quarta-feira, 4 de junho de 2014

Corridas,conceitos,constatações...


Sete anos se passaram desde que comecei a correr.

Nestes anos,principalmente no início, li blogs buscando informações, referências, e encontrei histórias de vida, dicas importantíssimas, fiz amigos, enfim, aprendi muito e continuo aprendendo,mas ultimamente tenho lido alguns posts que não me agradam.

Impera em muitos blogs o incentivo a disputa custe o que custar, não quero correr mais alguns meses, quero correr por alguns anos, não tenho o direito de me lesionar, minha recuperação tendo em vista a idade leva um bom tempo.

Como citado por uma blogueira amiga o fato de estar lesionado para alguns é um troféu,e quanto mais difícil o nome da lesão mais bonito fica...piraram?

Correr é muito mais que tempos, marcas, recordes, correr é mais do que saúde, correr não se explica, correr se sente no corpo, na alma, o resto é número.

Correr está acima de conceitos do tipo “ prefiro parar do que fazer um tempo acima de “x”, “voce andou? Andar não vale...”.

Correr é muito mais do que paces baixos e buscas inconseqüentes por um recorde pessoal que virá naturalmente se voce treina com disciplina.

Correr é respeitar os seus limites, é pensar que estar ali na “muvuca” da largada já faz de voce um vencedor.

Sou um corredor amador,próximo dos sessenta anos, feliz por ter saúde e poder cumprir minha planilha dentro dos meus limites,agradecido aos amigos(as) que me dão força,que de alguma forma me ensinaram algo nas corridas,mas ao mesmo tempo preocupado com modismos, com os “Aparícios” e “Tássias” de plantão.

8 comentários:

  1. É esse o espirito Jorge.
    Grande abraço e muitos e bons km sempre com prazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Carlos, obrigado pela visita!
      Bons treinos!
      Abraço

      Excluir
  2. Jorge:

    Você disse tudo! Correr se sente no corpo, na alma. o resto é número...

    Tenho vc como referência, pelo que vc prega como corredor! Hoje procuro correr por saúde e não mais por performance, pois ainda quero correr muito! Sempre brinco que sou do pelotão sobreviventes, pois o importante para mim não é o tempo, mas chegar... Claro que ainda tenho alguns marcas como meta, mas nada absurdo, apenas as tenho como motivação para continuar a treinar. Mas acredito que correr por prazer como vc sempre prega seja a filosofia mais certa...

    Abs

    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Fábio, obrigado pelos comentários!
      O raciocínio é por aí mesmo,uma coisa é ter metas, foco, a outra é por em risco a integridade física por causa de recordes.
      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  3. Jorge, eu não tenho a sua idade, mas penso exatamente assim. Não corro em busca de lugares na tabela. Se acontecer, tudo bem. Se não acontecer, tanto faz. Eu corro para ser feliz e saudável. Corro pelo convívio com outros corredores! E assim pretendo continuar durante muitos anos!
    Jorge, mantenha essa sua atitude saudável perante a vida que correrá durante muitos mais anos!
    Força!

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    obrigado pela visita e pelas palavras, realmente lugares na tabela vem naturalmente,o que vale você citou muito bem acima.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Assino por baixo Jorge !
    Eu não encaro o "correr" de outra maneira que não seja o de divertir , ser saudável e feliz !
    Apesar de ser um "cara" competitivo , já não encaro a vida assim , nem este mundo das corridas !
    Aliás , fico mais contente comigo mesmo , quando ajudo um colega de prova , que está em dificuldades e tento ajudar-lo\a , e encorajar a desfrutar a prova e a acabar com saude e alegria ! claro que no Trail , que é o que tenho feito agora , a camaradagem e entreajuda ainda é o mais importante !

    Obrigado por este post , é um assunto interessante e bom de ouvir as outras opiniões !

    abraço de Portugal

    ResponderExcluir
  6. Artur,
    obrigado pela visita e pela força de sempre!!
    Sou e serei sempre a favor do "buscar o melhor", mas tudo tem limite, tem que se ter bom senso.
    Como dito por você "...ser saudável e feliz...", isso é o que vale!!
    Abraço do futuro hexa campeão mundial de futebol!!!!

    ResponderExcluir