quinta-feira, 23 de maio de 2013

10K TRIBUNA FM

Final de semana passado estivemos em Santos para mais uma prova da Tribuna.
Nesta edição foram 18.000 participantes e os comentários que ouvi é que este número passará para 20.000 na edição de 2014.
Definitivamente não é uma prova para se fazer tempo, apesar do circuito plano em toda a sua extensão, fiquei "retido"antes da entrada do túnel e na Av.Ana Costa.
Como nos anos anteriores a quantidade de pessoas caminhando em grupos nos primeiros quilômetros é grande, faixas estendidas por quatro, cinco pessoas, enfim, tem trechos que correr é difícil.
A temperatura estava na faixa dos 25 graus, mas a umidade relativa próxima dos 90%!!!
Sempre uma alegria correr em Santos, independente de temperatura e paces, encontrar o pessoal da minha assessoria e o casal Vilela (Jeferson e Zezé)amigos de mais de 40 anos vale a viagem de duas horas de estrada, sem contar que este ano tive a honra de ser escoltado pelo Vilela que filmava a prova.
Esse é o "cara",grande amigo
 
 
10 vezes IronM !!!!
 
Como venho treinando para a maratona de BUE a maioria dos treinos tem como objetivo o volume de quilometragem, praticamente poucos treinos de velocidade, terminei a prova com o tempo líquido de 01:02 h, passei nos 5km com 30 minutos praticamente cravados, mas nos dois últimos quilômetros senti e muito o calor.
Aproveitei a prova para fazer teste com ingestão de BCA e com o uso das meias de compressão.
 
Nos últimos 500mts
 
 
Eu,"IronJef"e minha eterna equipe de apoio.
 
Meus agradecimentos mais uma vez ao casal Vilela, Mestre Gabriel e Marcelo,e colegas da Gama pelo excelente final de semana.
 
 
 

parte da Equipe Gama no pós prova
 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Temporada de treinos longos.



Free Stock Photo of Infinite

Nos próximos meses a carcaça será submetida a esforços que ela ainda não experimentou.
Sábado retrasado foram 14 km, no passado foram 16 km e no próximo serão 18km.
Nestes longos estarei testando por exemplo os momentos certos para ingestão de gel carboidrato e BCA.
Vamos avaliar as reações físicas e psicológicas, ver o quanto as duas sessões de musculação semanais estão colaborando com a performance nos treinos e provas.
Conheço razoavelmente os caminhos da meia maratona, 21km não são novidade, já se foram mais de dez provas nessa distância, agora é treinar e treinar muito mais que isso, muito treino ainda é pouco, maratona é maratona.
Vamos em frente,com cautela, disciplina e fé !!

terça-feira, 30 de abril de 2013

Próxima prova: Tribuna-Santos

Planilhas com longos aumentando a cada final de semana e junto com elas as sessões de musculação,tudo visando a minha primeira maratona em outubro.
Este mês estive no RJ e aproveitando a estadia fiz um longo de 14km que começou e terminou em Copacabana, com ida até o final do Leblon.
Próxima prova será em Santos, no dia 19 de maio, a festiva prova da Tribuna, 10km de muita confraternização, onde também aproveito para rever os amigos da Gama Assessoria Esportiva(www.gamaassessoriaesportiva.com.br),minha Equipe desde 2007.
Fiz também minha inscrição para a Meia Maratona Cidade do RJ que acontecerá em 07 de julho.
No mais muita transpiração e foco, bons treinos!!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Tiros na esteira.

04- Esteira Ergométrica Eletrônica Mega 2,0 HP
 
 
Planilha indicava treino de tiros para o sábado, só que a chuva começou no final da noite de sexta e praticamente ficou durante quase todo final de semana,e  a única solução foi fazer o treino na esteira da academia.
Foram oito tiros de dois minutos na velocidade de 9km/h com intervalo de três minutos na velocidade confortável de 7km/h.
Tiros também serviram para  ver se as dores no joelho apareceriam, sem novidades, dores zero.
Complicado é dar tiros em esteira, nunca tinha passado por esta situação, mas no final até que não foi uma experiência ruim. 
Próxima prova será no mês que vem: Tribuna de Santos, 10km, primeira prova que fiz na minha "carreira" de corredor, no ano de 2007.
Bons treinos!!
 
 


terça-feira, 26 de março de 2013

Atrás de um pace para a maratona.

Nos últimos três meses nos treinos longos tenho focado num pace visando a minha primeira maratona.
Cheguei à conclusão que o mais confortável será trabalhar com algo em torno de 7min/km.
Quero concluir os 42km sem surpresas, com segurança, me divertindo que é o mais importante.
Em continuidade com este raciocínio fui para a Meia Internacional de Florianópolis no último domingo.
Temperatura estava agradável no início da prova, largada foi às 07:20 hs, com o passar do tempo o Sol saiu algumas vezes e vinte e seis graus era o que marcava quando finalizei a prova.
Segundo informações tinham 3000 participantes no total para 5,10 e 21km, pelo que vi nos 21km tinham menos de 900 corredores.
Saí forte nos primeiros quilômetros, difícil manter um pace no início, a adrenalina está à mil, mas com o tempo fui regulando pelo Garmin, ruim correr assim de olho no relógio, mas ele ajuda nessa procura do pace determinado.
Passei na marca de 5km, 10km e 15km com uma média de 06:45 e conclui a prova com pace 07:09min/km e tempo líquido de 02:31:20 hs, ou seja, dentro do pace que quero para os 42km.
Ao término da prova percebi que minha respiração e batimentos cardíacos estavam tranquilos,parte muscular sem sinais de dores ou cansaço excessivo.
Próxima prova serão os 10km da Tribuna, em Santos, inscrição feita, como não é longão posso forçar o ritmo.
P.S.: Parabéns ao estimado amigo FÁBIO "NAMIULTRA" que hoje completa mais um ano de vida, muita paz, saúde e mais saúde, meu amigo!!!!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Rumo: Florianópolis

No próximo domingo faço a Meia Maratona Internacional de Florianópolis, e segundo informações dos amigos da região esta prova tem um belo percurso e é muito rápida.
Fiz a Meia de Floripa no ano passado que geralmente ocorre no meio do ano, bela prova!!
Vamos ver a reação da carcaça depois de quase 3 meses de musculação.
Na última prova de 21k (B Aires) em setembro de 2012 estava com 81kg, nesta devo entrar com 83kg.Será efeito dos aparelhos, anilhas,etc...?
Esta será minha décima primeira meia maratona.
Esta prova faz parte do programa que visa a minha primeira maratona em outubro deste ano, e não só nela, mas como nos treinos longos tenho procurado um pace confortável, ou seja, quero me divertir antes de qualquer coisa, corrida é diversão, saúde, qualidade de vida, não tenho o direito de me machucar, na minha idade a recuperação tem passos lentos, por isto a ordem é correr devagar e sempre.
Será a primeira prova de 2013, aliás falando em provas acredito que tem muita gente querendo ficar rica às custas de corredores, os valores cobrados nas inscrições estão extrapolando o bom senso.
Quinta à noite estaremos chegando em Florianópolis.
Bons treinos!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

18 km

Sábado passado conclui mais um longão na companhia dos amigos Fábio Namiuti, Guilherme Maio e Toninho Corredor, o Michel também esteve presente,mas fez 12km, obrigado rapaziada pela companhia.
Não fazia essa distância desde setembro/2012.
Temperatura agradável se compararmos com dias anteriores que foram verdadeiras fornalhas.
Faltando praticamente 30 dias para a Meia Internacional de Floripa.
Acredito que os dois meses de musculação estão começando a fazer efeito nos meus treinos.
Sábado que vem tem mais 12km.
Vamos em frente!!