terça-feira, 30 de julho de 2013

Tratando as dores.

Quinze dias atrás começaram umas dores nas minhas costas(lado esquerdo).
Coincidentemente as dores tiveram início quando a carga da musculação aumentou, não no peso, mas nas repetições.
Tratei sem anti inflamatório no início, só fiz aplicações de gelo e pomadas.
No sábado passado estavam programados 18km e logo nos primeiros kms as dores voltaram, foi só aumentar as passadas, respirar mais fundo e...por volta do km 9 as dores cessaram, mas aí minha paciência já tinha me deixado, completei o treino por completar, mas contrariado.
Comecei ontem com anti inflamatório e aplicação de Salompas na região, as dores desapareceram, consegui correr ontem, na esteira, por 40 minutos.
Hoje tem musculação e a idéia é só trabalhar membros inferiores.
Amanhã tem uma hora de corrida e sábado 15km.
Já recebi a programação de longões do Mestre Gabriel até a data da maratona.
Espero que estas dores não voltem e que eu possa dar continuidade na programação de treinos que à partir de agora vai entrar em ritmo de muitos e muitos quilômetros até o dia 13 de outubro.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Mais uma meia maratona no RJ.

No último domingo completei minha décima segunda meia maratona, deste total sete aconteceram na Cidade Maravilhosa.
Correr no Rio não tem definição, resumo com uma única palavra: alegria.
Continuando com a preparação para a minha primeira maratona que será em outubro próximo, meu foco era correr numa zona de conforto, sem estresse com tempo de conclusão,aproveitar o momento para testar mais uma vez a ingestão de gel, hidratação, controle de pace, meias de compressão,etc..
O que não estava nos planos foi o forte calor que deu uma castigada em pleno inverno, inverno???
 
Deixei para pegar o kit no sábado antes do almoço e me arrependi, a fila estava grande e foi praticamente 30 minutos ou mais aguardando a minha vez, o calor dentro do espaço para a retirada dos kits já anunciava a temperatura que iria estar no domingo.O céu não tinha uma nuvem...
Entra prova e sai prova e continuo com dificuldades para dormir na véspera das corridas, minha alegria é saber que isto não acontece só comigo...rsrrs, desta vez foram aprox. 4hs de sono.
Às cinco horas da manhã já estava entrando na Linha Amarela, chegando ao local de largada fiz com tranquilidade aquecimento e fiquei curtindo aquele clima antes da largada.

 
Largada aconteceu pontualmente no horário determinado.
Até o km 10 o Astro Rei não incomodou, daí até o final ele reinou absoluto.
Hidratação da prova estava excelente, consumi um gel a cada 6km e sempre com água, Gatorade com gel nem pensar,no meu caso esta mistura provoca corridas/tiros para banheiro químico!!
Desta vez até por estar num pace bem confortável curti bastante a passagem pela Niemeyer, ela passou e eu nem percebi, o Leblon chegou rápido.
Ipanema, Copacabana, "só no sapatinho", mas o calor incomodava, fiquei imaginando o que a turma da maratona iria passar.
Fechei a prova com 02:29 hs, 16 minutos a mais que meu melhor tempo(B.Aires-2012) na distância,
e 7 minutos a mais que 2012 nesta mesma prova(ano passado foi frio e chuva desde a largada).

Depois da conclusão da prova retornei para Copacabana(fiquei por lá desta vez) e ainda tive tempo de dar uma força para os amigos maratonistas que passavam na área.
Faltam aproximadamente 3 meses para a maratona, treinar muito ainda é pouco, vamos em frente!!

domingo, 30 de junho de 2013

Corrida Unimed-5km

Domingo amanheceu com céu carregado de nuvens negras.
Largada da prova prevista para às 08:15 hs.
Sai de casa às 07:20 hs e para a minha surpresa próximo ao estacionamento do shopping uma fila kilométrica já fazia muitos corredores sairem dos carros e seguirem à pé para a largada.
Esperei até 07: 55hs, e sai do carro no momento que um temporal desabou.
Praticamente nem tive tempo para alongar ou aquecer,fui aquecer aos poucos no km1, choveu mais forte antes e durante a largada.
Prova tem uma subida "encardida" entre o final do km 1 e metade do km 2.
Conclui o percurso com tempo líquido de  29:53 min e pace de 05:58min/km.
Infelizmente acabei nem revendo os amigos, chuva não deu trégua,apenas cumprimentei alguns durante a prova.
Foco agora são os 21km do RJ no próximo domingo.

terça-feira, 25 de junho de 2013

39 km em "3 parcelas de 13"

Final de semana que passou corri 13km na sexta, sábado e domingo.
De sexta para sábado o intervalo de descanso foi praticamente de 12 hs.
Volume de treinos aumentando, e a velha carcaça sente e muito, mas vamos em frente.
Nestes treinos aprendi em relação hidratação/suplementação e principalmente concentração, domingo nos últimos kilômetros a vontade foi andar, desistir do treino, etc...,mas foquei na planilha e fui até o final.
Neste final de semana uma prova para ver como anda a minha velocidade, Circuito Unimed-5km.
No final de semana seguinte a Meia Maratona RJ.
Bons treinos!!

sábado, 15 de junho de 2013

24km

E seguem os treinos visando a Maratona de Buenos Aires.
Hoje fiz 24km, maior distância  percorrida em treinos e provas, até então eram 21.090mts.
Madruguei e tive a felicidade de correr todo tempo sem a presença do Astro Rei.
Corri 15km sem ver uma viva alma, preciso inclusive trocar o play list do MP4, esta seleção musical já deu.
Por volta do km 18/19, senti dores nas coxas, exatamente no mesmo local, parte superior/externa e isso me levou a terminar o treino praticamente trotando, nunca tinha sentido dores neste local.
Usei a bolsa de hidratação e desta vez ela me incomodou as costas, mas correr longão sem água é complicado.
Passei na distância da meia maratona com um pace médio de 7min/km, ou seja, mantendo o programado.
Mais uma vez fiz a ingestão do GEL e BCA, GEL(kms 6/12/18) e BCA (kms1/10)
Correr 24 km foi de alguma forma enviar uma resposta para o corpo que consigo ir mais longe, e a fórmula é uma só: treinar, treinar e treinar.

sábado, 1 de junho de 2013

Começando junho com 20km

Junho começou com um longão de 20km.
Treinos visando a maratona de Buenos Aires que acontece em outubro.
Dessa vez sai com um ritmo bem confortável no início e depois aumentei o ritmo após o km 10.
Pace final em torno dos 7min/km, estou cumprindo o que planejei com o Mestre Gabriel.
Noto que o peso está caindo, acredito que na Meia do RJ, em julho, esteja abaixo da casa dos 80.
20km sem companhia é um ótimo teste para o psicológico, mas tem momentos que o pensamento voa longe e isso atrapalha a concentração, estamos também corrigindo estas "viagens".
Planilha da próxima semana ainda não saiu, mas estou motivado e focado,que venham mais kilômetros!!!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

10K TRIBUNA FM

Final de semana passado estivemos em Santos para mais uma prova da Tribuna.
Nesta edição foram 18.000 participantes e os comentários que ouvi é que este número passará para 20.000 na edição de 2014.
Definitivamente não é uma prova para se fazer tempo, apesar do circuito plano em toda a sua extensão, fiquei "retido"antes da entrada do túnel e na Av.Ana Costa.
Como nos anos anteriores a quantidade de pessoas caminhando em grupos nos primeiros quilômetros é grande, faixas estendidas por quatro, cinco pessoas, enfim, tem trechos que correr é difícil.
A temperatura estava na faixa dos 25 graus, mas a umidade relativa próxima dos 90%!!!
Sempre uma alegria correr em Santos, independente de temperatura e paces, encontrar o pessoal da minha assessoria e o casal Vilela (Jeferson e Zezé)amigos de mais de 40 anos vale a viagem de duas horas de estrada, sem contar que este ano tive a honra de ser escoltado pelo Vilela que filmava a prova.
Esse é o "cara",grande amigo
 
 
10 vezes IronM !!!!
 
Como venho treinando para a maratona de BUE a maioria dos treinos tem como objetivo o volume de quilometragem, praticamente poucos treinos de velocidade, terminei a prova com o tempo líquido de 01:02 h, passei nos 5km com 30 minutos praticamente cravados, mas nos dois últimos quilômetros senti e muito o calor.
Aproveitei a prova para fazer teste com ingestão de BCA e com o uso das meias de compressão.
 
Nos últimos 500mts
 
 
Eu,"IronJef"e minha eterna equipe de apoio.
 
Meus agradecimentos mais uma vez ao casal Vilela, Mestre Gabriel e Marcelo,e colegas da Gama pelo excelente final de semana.
 
 
 

parte da Equipe Gama no pós prova