segunda-feira, 26 de agosto de 2013

E outro passo: 30km

Passei a semana passada com uma leve ansiedade, mas bastou começar o treino no último sábado e ela foi embora nos primeiros metros.
Desta vez não treinei sozinho, os amigos Fábio Namiuti, Toninho, Tunico e Nanci(estes dois últimos em aprox. 20km) me ajudaram a superar os 30km previstos,correr em grupo é outra história.
Começamos o treino por volta das 07:30 hs e isso nos fez encarar o Astro Rei horas depois, mas tudo bem, faz parte das dificuldades.
Umidade continua muito baixa na região: entre 20 a 30%.

É chão...
 
Ao longo dos 30km tivemos aproximadamente 2 km em subidas.
Fiz um teste com cápsula de sal e com a ingestão de barra de cerais, não consegui comer praticamente nada, mas vou tentar na próxima.
Temperatura alta, baixa umidade, subidas, altimetria próxima dos 650 mts, acredito que na prova muitos deste itens não aparecerão, a altimetria da prova é zero praticamente, nível do mar, mas valeu como preparo.
Água também terminou por volta do km 21/22, nos últimos quilômetros a impressão é que a língua ia colar no céu da boca !!
Dores: parte superior das coxas, leve incomodo.
Próximo sábado mais 21km, depois 16km e depois 35km no dia 14 de setembro.
 
                   Toninho, Tunico e eu antes do treino.
 
 
 
                    Agora na foto com o NamiULTRA e Tunico.
 
 
Mais uma vez agradeço aos amigos pela companhia e pela força neste passo concluído.
Valeu!!!




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

E mais um passo na preparação para a primeira maratona.

E os treinos seguem.
Sábado foram 16km, pace confortável, senti o efeito da umidade extremamente baixa.
Próximo final de semana serão 30km, hora de testar pastilha de sal, de ver as reações da carcaça, nunca corri esta distância.
De uma certa forma ansioso, mas tranquilo e focado para dar mais um passo nesta preparação para a maratona.
Vamos em frente!!

sábado, 10 de agosto de 2013

Mais um passo dado:25km

E os treinos para a maratona continuam, desta vez foram 25km completados.
Sol, umidade entre 20 e 30%, enfim, mais um passo foi dado.
Que inverno é este ?
Esqueci de tomar a cápsula de sal, seria o primeiro teste com a mesma, fica para a próxima, senti um pouco de cãimbras no km22, mas nada demais.
Nenhuma dor apareceu, nem sombra dos incomodos das últimas semanas, isto já é muito bom.
Treinar sozinho é complicado, principalmente longas distâncias, mas isto fortalece o psicológico, sorte é que o MP4 ajuda na missão.
Cada treino saio mais fortalecido, certeza que fazer uma maratona não é fácil, mas não é impossível.
Vamos em frente, próximo longão vai ser mais tranquilo, são 16km, o próximo já são 30km, um passo de cada vez.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Mais um passo dado.

Sábado conclui mais um longão, foram 15km em ritmo confortável e sem as dores que vinham perturbando.
Umidade relativa do ar estava próxima dos 20% e fiz questão de treinar um pouco mais tarde para ter a companhia do Sol, treinar a mente e não só as pernas.
Mês de agosto teremos a seguinte programação aos sábados:
10 de agosto---25km
17 de agosto---16km
24 de agosto---30km
Vamos em frente!!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Tratando as dores.

Quinze dias atrás começaram umas dores nas minhas costas(lado esquerdo).
Coincidentemente as dores tiveram início quando a carga da musculação aumentou, não no peso, mas nas repetições.
Tratei sem anti inflamatório no início, só fiz aplicações de gelo e pomadas.
No sábado passado estavam programados 18km e logo nos primeiros kms as dores voltaram, foi só aumentar as passadas, respirar mais fundo e...por volta do km 9 as dores cessaram, mas aí minha paciência já tinha me deixado, completei o treino por completar, mas contrariado.
Comecei ontem com anti inflamatório e aplicação de Salompas na região, as dores desapareceram, consegui correr ontem, na esteira, por 40 minutos.
Hoje tem musculação e a idéia é só trabalhar membros inferiores.
Amanhã tem uma hora de corrida e sábado 15km.
Já recebi a programação de longões do Mestre Gabriel até a data da maratona.
Espero que estas dores não voltem e que eu possa dar continuidade na programação de treinos que à partir de agora vai entrar em ritmo de muitos e muitos quilômetros até o dia 13 de outubro.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Mais uma meia maratona no RJ.

No último domingo completei minha décima segunda meia maratona, deste total sete aconteceram na Cidade Maravilhosa.
Correr no Rio não tem definição, resumo com uma única palavra: alegria.
Continuando com a preparação para a minha primeira maratona que será em outubro próximo, meu foco era correr numa zona de conforto, sem estresse com tempo de conclusão,aproveitar o momento para testar mais uma vez a ingestão de gel, hidratação, controle de pace, meias de compressão,etc..
O que não estava nos planos foi o forte calor que deu uma castigada em pleno inverno, inverno???
 
Deixei para pegar o kit no sábado antes do almoço e me arrependi, a fila estava grande e foi praticamente 30 minutos ou mais aguardando a minha vez, o calor dentro do espaço para a retirada dos kits já anunciava a temperatura que iria estar no domingo.O céu não tinha uma nuvem...
Entra prova e sai prova e continuo com dificuldades para dormir na véspera das corridas, minha alegria é saber que isto não acontece só comigo...rsrrs, desta vez foram aprox. 4hs de sono.
Às cinco horas da manhã já estava entrando na Linha Amarela, chegando ao local de largada fiz com tranquilidade aquecimento e fiquei curtindo aquele clima antes da largada.

 
Largada aconteceu pontualmente no horário determinado.
Até o km 10 o Astro Rei não incomodou, daí até o final ele reinou absoluto.
Hidratação da prova estava excelente, consumi um gel a cada 6km e sempre com água, Gatorade com gel nem pensar,no meu caso esta mistura provoca corridas/tiros para banheiro químico!!
Desta vez até por estar num pace bem confortável curti bastante a passagem pela Niemeyer, ela passou e eu nem percebi, o Leblon chegou rápido.
Ipanema, Copacabana, "só no sapatinho", mas o calor incomodava, fiquei imaginando o que a turma da maratona iria passar.
Fechei a prova com 02:29 hs, 16 minutos a mais que meu melhor tempo(B.Aires-2012) na distância,
e 7 minutos a mais que 2012 nesta mesma prova(ano passado foi frio e chuva desde a largada).

Depois da conclusão da prova retornei para Copacabana(fiquei por lá desta vez) e ainda tive tempo de dar uma força para os amigos maratonistas que passavam na área.
Faltam aproximadamente 3 meses para a maratona, treinar muito ainda é pouco, vamos em frente!!

domingo, 30 de junho de 2013

Corrida Unimed-5km

Domingo amanheceu com céu carregado de nuvens negras.
Largada da prova prevista para às 08:15 hs.
Sai de casa às 07:20 hs e para a minha surpresa próximo ao estacionamento do shopping uma fila kilométrica já fazia muitos corredores sairem dos carros e seguirem à pé para a largada.
Esperei até 07: 55hs, e sai do carro no momento que um temporal desabou.
Praticamente nem tive tempo para alongar ou aquecer,fui aquecer aos poucos no km1, choveu mais forte antes e durante a largada.
Prova tem uma subida "encardida" entre o final do km 1 e metade do km 2.
Conclui o percurso com tempo líquido de  29:53 min e pace de 05:58min/km.
Infelizmente acabei nem revendo os amigos, chuva não deu trégua,apenas cumprimentei alguns durante a prova.
Foco agora são os 21km do RJ no próximo domingo.