segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Treino de 35km no Rio.

Cheguei ao Rio na sexta por volta das 14 hs e já sabia o quanto ia ser complicado correr numa temperatura superior aos 30 graus, ainda mais 35km, o treino mais longo na preparação para a maratona que está cada vez mais próxima.
Acordei antes das 5 horas no sábado e às 05:30 hs já estava treinando.
Idéia era fazer Leme x Leblon x Leme e depois voltar sentido Leblon outra vez e seguir para a Lagoa.
No final das contas fiquei no percurso Leme x Leblon, indo e voltando até acabar os 35km.
A temperatura elevada estava registrada num termômetro da orla: 31 graus !!!Isso por volta das 08:30hs.
Após os 30km senti algumas leves dores no pescoço e na planta do pé esquerdo(esta dor foi novidade).
Além da água que levei, tive que parar 3 vezes nos quiosques para reabastecimento da garrafa.
Usei desta vez as meias de compressão e não fiz uso da cápsula de sal.
Treino com temperatura elevada é doído, mas tem o lado da resistência, do psicológico,acredito que sai mais fortalecido depois desta quilometragem sob condições adversas.
Próximo sábado são 18km, daqui para frente a quilometragem vai caindo até o dia 13 de outubro.
Sigo no meu ritmo confortável,cumprindo a minha planilha,com a certeza que estou fazendo o meu melhor.
É isso, bons treinos !!!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vamos para 35km no RJ.

No último sábado dando continuidade aos longos fiz 16km.
Minha média final nestes treinos estão abaixo dos 7min/km, que no meu caso considero como ritmo confortável, incluindo subidas no percurso.
Próximo sábado estarei no Rio e aproveito para fazer os 35km lá pela orla do Leme até o Leblon + Lagoa e mais repetições neste trajeto até completar o estipulado.
Temperatura prevista é de 31 graus e com Sol nascendo antes das seis horas, quero já estar correndo antes do Astro Rei dar o ar da graça.
Este vai ser o treino mais longo antes da maratona que será em 13 de outubro.
Sigo firme na musculação, mas isso não impede que eu sinta algumas leves dores, acredito que seja o aumento da rodagem em curto espaço de tempo, quando eu tinha 28 anos a recuperação era em horas,próximo de completar 58 anos ela leva alguns dias.
Vamos em frente, com foco e fé !!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Treino de 21km

Sábado dei mais um passo na preparação para a maratona, fiz 21km e obtive meu melhor tempo em treinos nesta distância: 02:25 hs, com direito à subida íngreme de aproximadamente 400 mts por volta do km10.
Para quem tinha completado 30km no sábado retrasado achei que o treino foi bom.
Foram mais de 60km em uma semana, volume de treino razoável e novidade para este pangaré que vos escreve.
Treinei sozinho desta vez, às 06:30 hs já estava na rua e escapei do Sol e da umidade.
Próximo sábado vou para 16km e depois 35km,confiante e focado, vamos em frente!!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

E outro passo: 30km

Passei a semana passada com uma leve ansiedade, mas bastou começar o treino no último sábado e ela foi embora nos primeiros metros.
Desta vez não treinei sozinho, os amigos Fábio Namiuti, Toninho, Tunico e Nanci(estes dois últimos em aprox. 20km) me ajudaram a superar os 30km previstos,correr em grupo é outra história.
Começamos o treino por volta das 07:30 hs e isso nos fez encarar o Astro Rei horas depois, mas tudo bem, faz parte das dificuldades.
Umidade continua muito baixa na região: entre 20 a 30%.

É chão...
 
Ao longo dos 30km tivemos aproximadamente 2 km em subidas.
Fiz um teste com cápsula de sal e com a ingestão de barra de cerais, não consegui comer praticamente nada, mas vou tentar na próxima.
Temperatura alta, baixa umidade, subidas, altimetria próxima dos 650 mts, acredito que na prova muitos deste itens não aparecerão, a altimetria da prova é zero praticamente, nível do mar, mas valeu como preparo.
Água também terminou por volta do km 21/22, nos últimos quilômetros a impressão é que a língua ia colar no céu da boca !!
Dores: parte superior das coxas, leve incomodo.
Próximo sábado mais 21km, depois 16km e depois 35km no dia 14 de setembro.
 
                   Toninho, Tunico e eu antes do treino.
 
 
 
                    Agora na foto com o NamiULTRA e Tunico.
 
 
Mais uma vez agradeço aos amigos pela companhia e pela força neste passo concluído.
Valeu!!!




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

E mais um passo na preparação para a primeira maratona.

E os treinos seguem.
Sábado foram 16km, pace confortável, senti o efeito da umidade extremamente baixa.
Próximo final de semana serão 30km, hora de testar pastilha de sal, de ver as reações da carcaça, nunca corri esta distância.
De uma certa forma ansioso, mas tranquilo e focado para dar mais um passo nesta preparação para a maratona.
Vamos em frente!!

sábado, 10 de agosto de 2013

Mais um passo dado:25km

E os treinos para a maratona continuam, desta vez foram 25km completados.
Sol, umidade entre 20 e 30%, enfim, mais um passo foi dado.
Que inverno é este ?
Esqueci de tomar a cápsula de sal, seria o primeiro teste com a mesma, fica para a próxima, senti um pouco de cãimbras no km22, mas nada demais.
Nenhuma dor apareceu, nem sombra dos incomodos das últimas semanas, isto já é muito bom.
Treinar sozinho é complicado, principalmente longas distâncias, mas isto fortalece o psicológico, sorte é que o MP4 ajuda na missão.
Cada treino saio mais fortalecido, certeza que fazer uma maratona não é fácil, mas não é impossível.
Vamos em frente, próximo longão vai ser mais tranquilo, são 16km, o próximo já são 30km, um passo de cada vez.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Mais um passo dado.

Sábado conclui mais um longão, foram 15km em ritmo confortável e sem as dores que vinham perturbando.
Umidade relativa do ar estava próxima dos 20% e fiz questão de treinar um pouco mais tarde para ter a companhia do Sol, treinar a mente e não só as pernas.
Mês de agosto teremos a seguinte programação aos sábados:
10 de agosto---25km
17 de agosto---16km
24 de agosto---30km
Vamos em frente!!