A missão.
No dia que pensei em fazer uma maratona meu objetivo principal era um só: concluir a prova.
Treinei com afinco, praticamente não "matei" um treino, deixei de ir em "escleroraves"(rave dos idosos), mês passado até comemorei meus 58 anos sem bolo e sem álcool, enfim, respeitando meus limites fui para Buenos Aires certo de concluir a prova e consegui.
O tempo de conclusão foi de 05:50 hs, líquido, segundo o meu Garmin.
Cheguei na cidade quinta à noite e até a manhã da prova a temperatura era agradabilíssima, chegou a chuviscar antes da largada, mas com três horas de prova o Sol saiu com requintes de crueldade.
Exposição onde teve a entrega dos kits não tinha artigos para venda com preços em conta, um gel da marca GU custava R$ 10 !!!
Não vi vantagens nos estandes de venda.
Uma lembrança para guardar para os netos.
Prova teve um total de pouco mais de 9000 inscritos e em torno de 7200 corredores concluíram a prova.
Percurso passa por pontos turísticos como Casa Rosada, Puerto Madero, Obelisco, e subidas praticamente não existem, diria que poucos e curtos aclives.
Hidratação estava muito boa, incluindo laranja e banana, mas do km 35 até o final não tinha postos e o que salvou foi uma entrega de H2O limão,gaseificado, que estava sendo lançado em uma campanha naquele dia.
Minha dificuldade na prova começou à partir do km 35, minhas panturrilhas ardiam muito, não eram dores, mas um desconforto que não senti nos treinos de 30 e 35 km, a vontade foi de parar(...parar ?Depois que cheguei aos 35km ? Nem f..."), sentar um pouco, arriar as meias de compressão, mas decidi continuar trotando bem devagar, e a "queimação" foi diminuindo, apesar de continuar até o fim da prova.Consumi duas cápsulas de sal e 4 géis durante a prova, não consigo comer nada, preciso aprender esta manobra,alimentação numa prova dessas é necessário.
Momentos antes da largada.
A hora do "paredão" ???!!
Espero fazer outras maratonas, esta é só a primeira, lembro que na minha primeira meia maratona levei 02:50 hs no Rio e no ano passado fiz 02:13 hs em Buenos Aires.
Quero ainda correr por muitos anos, como já disse aqui várias vezes "...não tenho o direito de ter lesões, minha idade não ajuda muito na recuperação...", por isto fiz uma dúzia de meias antes da primeira maratona, por isto respeito meus limites, sou à favor do "devagar e sempre", não sou profissional, corro pela minha saúde, correr me faz mais feliz, lamento ter começado só aos 50 anos,apesar de sempre praticar esportes.
Mais uma vez obrigado à todos pelas palavras de incentivo, pela força de sempre, aos amigos Fábio Namiuti e Toninho agradeço pela companhia nos treinos, amigo IronJeff "culpado"por ter me incentivado a correr anos atrás, Mestre Gabriel, da Gama Assessoria Esportiva mais uma vez me ajudando a superar desafios.
Minha missão foi cumprida!
Saúde para todos nós!!!
Eu consegui!!