quarta-feira, 13 de agosto de 2014

De volta...

Desde o início de agosto que retornei com as atividades após um período de "pequenos ajustes no esqueleto".
Tive indicação de um amigo sobre quiropraxia e estou gostando de fazer as sessões que vão ter aproximadamente três meses de duração, uma vez por semana, na corrida já percebo benefícios.
Próximo sábado já temos 80 minutos,fora a musculação que já começou semanas atrás.
Não tenho provas ainda em mente para este segundo semestre,mas alguma(s) vou fazer.
Para 2015 quero fazer minha segunda maratona e grandes chances de ser no RJ.
Ainda para 2015,dependendo da posição de um filho que está estudando fora do país, quero fazer a Meia Maratona de Lisboa que será em março, seria uma viagem para matar as saudades e a corrida entraria no pacote.
È isso, vamos em frente!!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Em manutenção...

Praticamente não corro desde o dia 13 de junho.
Estou em processo de "manutenção", um reparo aqui, um ajuste ali, enfim, nada grave, mas que me impossibilitará de correr até dia 26 deste mês.
É isso, estamos na área e contando os dias para voltar ainda com mais disposição!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Corridas,conceitos,constatações...


Sete anos se passaram desde que comecei a correr.

Nestes anos,principalmente no início, li blogs buscando informações, referências, e encontrei histórias de vida, dicas importantíssimas, fiz amigos, enfim, aprendi muito e continuo aprendendo,mas ultimamente tenho lido alguns posts que não me agradam.

Impera em muitos blogs o incentivo a disputa custe o que custar, não quero correr mais alguns meses, quero correr por alguns anos, não tenho o direito de me lesionar, minha recuperação tendo em vista a idade leva um bom tempo.

Como citado por uma blogueira amiga o fato de estar lesionado para alguns é um troféu,e quanto mais difícil o nome da lesão mais bonito fica...piraram?

Correr é muito mais que tempos, marcas, recordes, correr é mais do que saúde, correr não se explica, correr se sente no corpo, na alma, o resto é número.

Correr está acima de conceitos do tipo “ prefiro parar do que fazer um tempo acima de “x”, “voce andou? Andar não vale...”.

Correr é muito mais do que paces baixos e buscas inconseqüentes por um recorde pessoal que virá naturalmente se voce treina com disciplina.

Correr é respeitar os seus limites, é pensar que estar ali na “muvuca” da largada já faz de voce um vencedor.

Sou um corredor amador,próximo dos sessenta anos, feliz por ter saúde e poder cumprir minha planilha dentro dos meus limites,agradecido aos amigos(as) que me dão força,que de alguma forma me ensinaram algo nas corridas,mas ao mesmo tempo preocupado com modismos, com os “Aparícios” e “Tássias” de plantão.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Tribuna 10km-Santos

Todo ano aumenta o número de participantes, este ano foram 20.000 entre corredores e caminhantes.
Largada geral dividida em três pelotões,organização empenhada em fazer o melhor, mas é complicado correr em alguns trechos da prova, diríamos que é uma "constante troca de marchas".
Definitivamente esta prova não é para se fazer tempo, esta prova é antes de tudo uma grande festa, se não for acredito que está entre as maiores provas(de 10km) do Brasil em número de participantes.

 
Rever os amigos em Santos e a turma da Assessoria que faz a minha planilha já valeu a viagem de quase duas horas e meia, e isto acontece desde 2007.
Tempo de conclusão: 1h 04min.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Rumo SANTOS

Abril terminando e treinos visando os 10km de Santos.
Treinos de tiros sendo realizados na esteira, complicado, mas achei que assim controlo a velocidade e exijo mais das pernas, e isso tem dado certo pois a balança já anda visitando a casa dos setenta e poucos kilos.
A prova da Tribuna foi a primeira prova que corri(2007), ela é um marco no meu planejamento em relação as atividades físicas, correr em Santos é reafirmar meu compromisso em levar uma vida com mais saúde.
Melhorar tempo nesta prova é difícil, muitos corredores, muitos caminhantes(às vezes até com faixas) ao longo do percurso.
Correr em Santos é uma festa, e mais uma vez vou lá participar, com a alegria de quem corre pela primeira vez!!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Prova Track&Field :Etapa São José dos Campos

Prova no quintal de casa, 5km em percurso plano.
Sempre bom para rever os amigos e foi o que aconteceu, inclusive os que moram fora daqui, caso do botafoguense Guilherme Maio que veio de SP para participar da prova.
Gostei da organização, dos pontos de hidratação, temperatura e umidade estavam excelentes.
Minha sugestão seria apenas uma largada em horários diferentes para os 5km e 10km, no trecho entre o km 1 e 2 a pista afunila e cheguei a presenciar alguns tropeços e quase acidentes devido a quantidade de corredores em espaço apertado, fora isso nota dez para o evento.
Terminei a prova com tempo líquido de 00:29:24.
Próximo desafio são os 10km da Tribuna, em Santos, no mês de maio,depois 21km no Rio.
"Vamoquevamo"!!!!

sexta-feira, 28 de março de 2014

Correndo meia maratona em Jerusalém.


Correr na Terra Santa antes de tudo foi uma prova de logística e paciência, foram quase dez horas de vôo até Roma, mais quatro horas aguardando conexão, mais três horas de vôo até Tel Aviv e depois mais uma hora de carro até Jerusalém, mas valeu e muito, mesmo com o elevado grau de dificuldade das constantes subidas do percurso, calculo em torno de sessenta por cento de aclives, isso mesmo, um sobe e desce constante.
 
Chegamos na quarta(dia 19)por volta das 17 hs local e no mesmo dia fomos buscar o kit da prova, hotel ficava aprox 600 mts da feira de exposições,isso já eram quase 19 hs local, cinco horas de fuso do Brasil,muitas marcas esportivas e poucos preços convidativos, os stands mais visitados eram da Saucony e da New Balance(um dos patrocinadores).
Quinta feira foi dia de passeios, e o que não falta em Jerusalém são locais para visitar,Monte das Oliveiras, Muro das Lamentações, Bairro Judeu, Bairro Cristão, Igreja do Santo Sepulcro, Via Dolorosa, etc...,para completar ainda fomos até a cidade de Belém(pouco mais de 40 min de Jerusalém), muita emoção ao entrar na Igreja da Natividade.No final do dia fomos até a exposição para o jantar de massas(incluso na inscrição), aliás um belo jantar, com muitas opções de massa, sucos, frutas, bolos, ambiente agradabilíssimo, música ao vivo, pena não poder curtir por muito tempo já que a meia maratona largava às 06:45 hs da sexta feira.
 
Praticamente não dormi no vôo(saímos de GRU às 16:30 hs para Roma), quinta foi de passeios o dia inteiro, dormi muito pouco, mas como diz a velha frase “ ...se voce não agüenta porque é que voce veio ?...”
Do hotel até o local da largada foram 20 min caminhando, largada aconteceu às 06:45, pontualmente,maratona largada às 07 hs e 10km largando às 10hs, e acredite se quiser: ao som de “Ylariê”, isso mesmo que voce leu, caro leitor, “Ylariê”, da Xuxa, e como ela faz sucesso naquelas bandas, eram quase cinco mil pessoas repetindo o refrão da música “ ô ô ô ô”.
Pelo site da prova eram pouco mais de cem brasileiros correndo principalmente a maioria na meia maratona.
Temperatura na hora da largada estava próxima dos dez graus, céu azul, e a umidade passando dos oitenta por cento, primeiros kilômetros foram de muita sensação de secura na boca.
Sabia das subidas, mas não detalhadamente em que kilômetros elas estavam, a meta então era correr bem tranqüilo, poupar energias, e concluir a prova sem surpresas,sustos.
Subidas começaram cedo e o sobe e desce da prova foi até o km 19 praticamente.

Vi muita gente que caminhava nas subidas e depois voltava a correr,optei por não caminhar,nos momentos mais duros preferi aquele "trote de pangaré quase sexagenário"...

Ao mesmo tempo que as subidas apareciam, surgiam também os pontos turísticos, detalhes inesquecíveis da cidade que nunca mais esquecerei, isso ajudou e muito a suportar as “pirambeiras”.
Prova com pontos de hidratação suficientes, muita gente ao longo do percurso da prova, principalmente crianças.
Foi minha décima terceira meia maratona, acredito que a mais difícil por conta da altimetria, mas diria que a mais marcante, pelo clima que envolve a prova, pelo privilégio de poder correr naquele local repleto de História.

Fechei a prova com 02:33 minutos, pace de 7:14min/km,exatamente vinte minutos acima do meu melhor tempo em meias maratonas,sem andar em nenhum momento (se andasse também não faria diferença,estou velho demais para estas vaidades,minha preocupação é largar e chegar com saúde),com a certeza que subidas futuras não mais me incomodarão depois do que passei, aprendi muito nesta prova e que venham mais “pirambeiras”, depois desta Niemeyervemnimimqueeutôpreparadim”!!!!!